AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO
Lucivaldo Félix¹
RESUMO: Neste trabalho analisamos, o processo de aquisição de uma L2.Vamos abordar também, o choque de culturas entre estudantes que fazem intercâmbios,vendo a sua realidade e conflitos existentes,nesse processo de contanto com uma multicultural idade, como se faz presente no filme “Albergue Espanhol”.Comparando teorias de aquisição por falantes nativos e não nativos,no ensino aprendizagem de uma língua estrangeira em um mundo globalizado.
Palavras-chave: albergue espanhol-choque de culturas-mundo globalizado
ABSTRACT
En neste trabajo analiazamos, el proceso de adquisición de una L2. Vamonos abordar también, el choque de culturas entre estudiantes que hacen intercambios, vendo su realidad y conflictos existentes,en este proceso de contacto con una multiculturalidad, como se hace presente en la pelicula “Albergue Espanhol”. Comparando teorias de adquisición por hablantes nactivos y no nactivos, en el ensino aprendizaje de una lengua estranjera en un mundo globalizado.
Palabras- Claves: albergue espanhol-choque de culturas-mundo globalizado
1-A FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Hoje em dia a formação de professor de língua estrangeira está muito simples e pouca especializada. Isso é uma realidade que conhecemos bem.Como vivemos em um mundo globalizado onde o mercado de trabalho tem preferências por aqueles que tem um vasto currículo e principalmente da L2 escolhida .Vemos a necessidade de cada profissional do ramo em encontrar uma língua que não só sastifaça suas vontades profissionais como para se senti-se bem consigo mesmo.Como já nascemos pré-destinados a conhecer e saber outras culturas e muitas vezes essas mesmas,culturas que influenciam na aquisição de uma L2 .[1]
2-AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA TAREFA DIFÍCIL MAIS NÃO IMPOSSÍVEL
Como sabemos a aquisição de uma língua estrangeira não é uma tarefa fácil, isso requer paciência e tempo. Mais com existem muitos ferramentas de estudos que facilitam de certa forma a aquisição da língua estrangeira. Mais a aprendizagem de uma língua estrangeira exige, que a pessoa esteja sempre em contanto com a língua de alguma maneira.
Competência que forma parte das práticas sociais e culturais de uma comunidade, na qual a língua ocupa posição cultural.(BARRO,JORDAM & ROBERTS, 2001, p. 82)
Para obter competência no ato de aquisição, o aprendiz deve manter um contato diariamente, pois assim terá mais facilidade em aprender e repassar, como se mostra presente no filme “Albergue espanhol”, onde um jovem nativo francês ganha uma bolsa de estudos durante um ano na Espanha, onde não sabe falar muito bem o espanhol e ainda ter que morar em um albergue com pessoas de diferentes nacionalidades.
3- ALBERGUE ESPANHOL FICÇÃO X REALIDADE
O filme “Albergue Espanhol”, mostra a dura vida de vários estudantes de nacionalidades diferentes vivendo em um só ambiente. A ficção mostra o que realmente acontece na vida real, onde o fato alguns não serem nativos espanhóis ou falarem espanhol, não desistem de seguir seus sonhos e seguirem um futuro promissor, isso acontece com o jovem Xavier nativo francês estudante de economia, que com a ajuda de um programa de intercâmbio ERAMUS que o próprio, também não sabe o significado, mas decidiu arriscar mesmo assim, pois durante um ano ele se depara com coisas que nunca havia visto antes, onde convive com outros jovens de nacionalidades diferentes e mesmo Xavier não sabendo falar espanhol ou catalão, encontra um método de sobrevivência em sua estadia no novo país. Ele conhece vários amigos nativos espanhóis, onde o alertaram que com eles, aprenderiam mais rápido seu idioma.
(...) nosso protagonista entende o que é aprender uma língua estrangeira em situações reais de comunicação, ele é levado a um bar onde, nas palavras dos personagens se aprende o espanhol de “puta madre” (GAMA & SOUZA & CRUZ)
Vemos que a necessidade de aprender uma língua estrangeira e se comunicar se torna o ponto de partida para Xavier permanecer no país onde para ele é totalmente estranho.
3- CONCLUSÃO
Em suma, esse ensaio traz a objetividade da importância do ensino aprendizagem de um L2. Como também e mostrada no filme que mostra as diferentes situações bizarras que os estudantes principalmente Xavier, por não saber falar de principio a língua espanhola. Vemos com muita clareza o choque cultural dos diferentes falantes nativos. Mais uma vez, a ficção mostra a realidade através de suas telas, pois quantas pessoas intituladas Xavier existem pelo mundo afora, buscando oportunidades e tendo muitas vezes que deixar de lado sua língua mãe, para adquirir outra aquisição pelos simples fatos de haver comunicação entre ambos.
4-REFERÊNCIAS
ALBERGUE Espanhol. Produção de Cédric Klapisch. Fran/Esp, 2002. 122 min
CRUZ, Maria de Lourdes Otero Brabo; GAMA, Ângela Patrícia Felipe; SOUZA, Fábio Marques. Aquisição de línguas estrangeiras em uma perspectiva intercultural. IN: PINHO, Sheila Zambello; SAGLIETTI, José Roberto Corrêa (Orgs.). Núcleos de Ensino- Projetos de 2006. São Paulo: Ed UNESP, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário